10 livros de contabilidade mais indicados para iniciantes!

A leitura é sempre uma grande companhia. O escritor Monteiro Lobato dizia: “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. Ele estava absolutamente certo. Os livros nos ensinam a escrever corretamente o português e nos oferecem lições, junto a aprendizagem de certos temas, como a contabilidade .

Os livros devem nos acompanhar em todas as fases da vida. E para quem quer iniciar uma carreira é excelente e rico em informações. O profissional de contabilidade, por exemplo, que tem uma gama de segmentos que pode percorrer como auditoria, gestão financeira, perícia, consultoria deve procurar na leitura uma fonte de conhecimento e pode até abrir os olhos para novas tendências.

Segue com dicas de 10 livros que não podem faltar na biblioteca de quem quer seguir a carreira no ramo de contabilidade. Esses autores oferecem novas perspectivas do futuro desta profissão. 

1. Contabilidade de Custos, de Clóvis Luis Padoveze

Considerado um clássico da contabilidade, o livro de Clóvis Padoveze é essencial para quem deseja seguir na área. O autor apresenta os principais pontos teóricos e práticos com uma linguagem simples e direta. O objetivo é montar um painel geral da contabilidade de Custos, com aspectos contábeis e gerenciais.

Além disso, a didática utilizada permite o aprendizado de diversos conceitos, dos mais básicos aos mais complexos, e como aplicá-los nas empresas. Outro ponto positivo é que todos os capítulos possuem exercícios para fixar o aprendizado. Com tantos conteúdos, Contabilidade de Custos pode ser considerado um dos melhores livros de contabilidade do mercado.

2. Teoria da Contabilidade, de Sérgio de Ludícibus

Você sabe o quanto a contabilidade se desenvolveu ao longo dos anos? Sérgio de Ludícibus traça a linha evolutiva da profissão com pontos de pesquisa no Brasil. Além disso, o autor sugere novos questionamentos de pesquisas e novos temas a serem estudados. É leitura obrigatória para estudantes da graduação ou pós-graduação.

3. Mercado Financeiro, de Eduardo Fortuna

Conhecido como a “bíblia” da contabilidade, o livro apresenta a realidade de negociadores do mercado financeiro, particularidades sobre produtos, impostos, índices e funcionamento de finanças. É um livro essencial por ilustrar a forma como a economia impacta diretamente na contabilidade. A obra já possui mais de 25 anos e mais de 150 mil exemplares comercializados.

4. Como Fazer Uma Empresa Dar Certo Em Um País Incerto, de Instituto Endeavor

O livro criado pelo Instituto Endeavor é um compilado de depoimentos de 50 empresários brasileiros de sucesso. Durante as histórias, vários empreendedores ressaltam o papel da contabilidade em meio aos desafios para a sustentabilidade de uma empresa no país. Além disso, você vai conferir o processo de gestão empresarial e como uma má gestão pode levar a queda de uma empresa.

5. A Revolução do Marketing de Serviços Para Empresas Contábeis, de Ricardo de Freitas CEO & Fundador do Jornal Contábil

É uma das obras essenciais para quem busca o desenvolvimento da equipe interna de marketing e vendas para empresas de contabilidade. Ricardo de Freitas tem o objetivo de direcionar o profissional contábil na aplicação de técnicas de atração de pessoas interessadas na sua empresa.

Outro ponto positivo é a abordagem do marketing direcionada para o mercado. Temas como redes sociais, empatia com os clientes, Gestão de Relacionamento com o Cliente e marketing pessoal são alguns dos tópicos abordados na obra.

6. A Evolução das Ciências Contábeis no Brasil, de Carlos Eduardo Barros Leite

O livro de Carlos Leite é um retrato histórico sobre a contabilidade no Brasil. O autor ilustra os principais episódios econômicos, sociais e educacionais que aconteceram no país a partir do descobrimento. A ideia é mostrar como esses acontecimentos impactaram diretamente na área contábil. É um dos livros de contabilidade indicados para quem deseja entender mais sobre o país na visão contábil.

7. Big Brother Fiscal O Brasil na Era do Conhecimento, de Roberto Dias Duarte

Especialista em Sistema Público de Escrituração Digital, Roberto Duarte conseguiu produzir uma obra organizada, didática e de leitura simples aos contadores. O objetivo é levar o leitor a tender como a implantação do SPED interferiu na concorrência empresarial, além de levantar uma observação sobre melhorias dos métodos organizacionais nas empresas.

8. Sonho Grande, de Cristiane Correa

O livro conta como o empresário Jorge Paulo Lemann e os sócios Marcel Telles e Beto Sucupira implantaram a gestão baseada na meritocracia, simplicidade e redução de lucros nas empresas. Nos últimos anos, eles foram responsáveis pela compra de três marcas mundiais: Budweiser, Burger King e Heinz.

A narrativa começa no momento de implantação do Banco Garantia até o sucesso dos empresários à frente de outras marcas. Sonho Grande pode ser entendido como uma aula de empreendedorismo, persistência e sucesso.

9. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

O nono livro de nossa lista já é um clássico conhecido mundialmente. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas conta com mais de 50 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Com uma linguagem prática, traz uma série de técnicas práticas e ajuda a olhar o mundo pelos olhos dos interlocutores. É um livro indicado para quem quer conhecer técnicas de persuasão e negociação.

10. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Por fim, um outro clássico do empreendedorismo. Com mais de 30 milhões de exemplares vendidos, o livro de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter mostra o valor de uma mentalidade focada em atingir objetivos e gerar bons resultados. Ele discute a importância do planejamento financeiro e como cada pequena escolha pode refletir na mentalidade de um empreendedor.

Via: www.jornalcontabil.com.br

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Desenvolvido por: 🚀 Agência Digital HGX Soluções Web Criação de Sites e Marketing Digital
Site Desenvolvido por: 🚀 Agência Digital HGX Soluções Web Criação de Sites e Marketing Digital