7 benefícios de ter um contador

Profissionais de contabilidade são essenciais para alavancar o crescimento de um negócio e garantir a organização das finanças.

7 benefícios de ter um contador

Ainda há muitos empresários que consideram a contratação de um profissional de contabilidade como um “mal necessário”, mas o pensamento não deveria ser esse. Os benefícios de um contador em uma empresa de qualquer porte são inúmeros.

SALDOS INICIAIS NA CONTABILIDADE – SAIBA COMO FUNCIONAM

Esse profissional vai muito além de tarefas como controle de despesas e pagamento de tributos. O contador moderno tem função estratégica dentro das empresas, podendo servir como um elemento capaz de reduzir os custos operacionais, direcionar os investimentos e aumentar o faturamento. Conheça alguns dos benefícios de ter um contador auxiliando a sua empresa.

1. Melhor controle financeiro e maior foco no negócio

Em diversas empresas de pequeno porte, é comum que um dos sócios assuma a responsabilidade pelas finanças, ainda que não possua conhecimento para tal. O fato de não delegar essa tarefa para um profissional especializado faz com que a empresa perca oportunidades de negócio e, muitas vezes, não se dê conta do potencial desperdiçado.

A contratação de um contador permitirá que a sua companhia tenha um controle financeiro mais eficiente, analisando informações como capital de giro, capacidade de endividamento e impostos a recuperar, além do orçamento empresarial. Some a isso o fato de que sobrará mais tempo para o empreendedor dedicar ao negócio em si, o que por si só já sugere melhores resultados.

2. É essencial para o bom planejamento

Quando fazemos o planejamento e provisionamos recursos para os meses seguintes, nem sempre temos a noção exata do que pode ser feito. Utilizar os dados gerados pela contabilidade para realizar o planejamento tributário é uma das missões do contador.

Ele é o profissional mais indicado para compreender quais são as implicações de cada detalhe, como mudança de enquadramento e forma de apuração dos impostos. Para quem quer ampliar o negócio ou está em fase de crescimento, contar com os préstimos de um profissional de contabilidade é essencial.

3. O contador pode se tornar um profissional de gestão

O papel do profissional de contabilidade nas empresas mudou muito nos últimos anos. Mais do que “meros” coletores de tributos e organizadores da planilha de finanças, hoje eles podem ter participação direta no crescimento de uma companhia, atuando verdadeiramente como consultores financeiros.

Para uma gestão mais eficaz, ouvir seus conselhos com relação a investimentos e provisionamentos é uma ferramenta a mais para que as decisões sejam assertivas. Pense no contador como uma figura essencial no planejamento estratégico de uma empresa e você terá nesse profissional um suporte sem igual para o sucesso.

4. Facilidades na obtenção de crédito

Ter as finanças organizadas é o primeiro passo para que a sua empresa seja vista como um exemplo de gestão. E não tenha dúvidas de que isso conta muito na hora de solicitar um empréstimo junto aos bancos ou mesmo quando startups vão ao mercado captar recursos de investidores.

Há regras claras de como montar balancetes e de como devem ser reportados os aspectos financeiros de um negócio. Profissionais que não são da área de contabilidade nem sempre têm esse conhecimento e acabam fazendo as coisas de maneiras distintas. Para garantir a padronização e a excelência, recorra a um contador para esse tipo de tarefa.

5. A boa contabilidade é uma prova judicial

Uma das vantagens de produzir balanços contábeis como determina a legislação e manter um rígido controle financeiro é o fato de que essas informações servem ainda como proteção jurídica aos sócios. Empresas que agem dentro da legalidade ficam mais seguras diante de eventuais processos.

Ainda é grande o número de companhias que acabam pagando multas e valores extras para o governo e para ex-funcionários pelo simples fato de não respeitarem aquilo que a legislação trabalhista prevê. Muitas vezes, as faltas ocorrem por desconhecimento do empresário com relação à legislação, situações essas que não passam batidas pelos contadores.

6. Atualização contábil constante

A legislação tributária passa por constantes atualizações ao longo do ano. Regras mudam, prazos são alterados e nem sempre os empresários têm tempo hábil de tomar conhecimento sobre todas as novidades. O profissional de contabilidade, aliado a um bom software de gestão contábil, cumpre esse papel, evitando que erros aconteçam.

O mesmo acontece com novas tecnologias. Softwares contábeis vivem adicionando ferramentas que facilitam a vida dos contadores, mas é preciso dedicar tempo para conhecê-las e utilizá-las. Para um empresário, cuidar desses processos e ainda atuar no dia a dia do negócio é praticamente inviável, portanto delegue as funções para quem realmente entende do assunto.

7. Documentação sempre organizada

Empresas que participam de licitações públicas e concorrências privadas sabem o quanto é importante ter sempre à mão documentos essenciais que comprovem características específicas do negócio. Manter pastas com documentos sempre atualizados é mais uma das missões dos profissionais de contabilidade.

O simples fato de se ter tudo o que precisa sempre à mão fará com que a sua empresa ganhe um tempo precioso na hora de participar de concorrência. Assim, sobrará mais tempo para que os sócios e gestores mantenham o foco na estratégia de preços e nas condições de atuação para ganhar a concorrência.

EXTRA:

8. Poupe o seu tempo

O tempo é um dos bens mais preciosos que um empreendedor tem. A maior prova disso é a quantidade de ferramentas que existem visando reduzir o tempo dispendido nas tarefas, sejam elas quais forem. Quando executamos uma função que não é aquela que conhecemos, demoramos mais para chegar aos mesmos resultados.

Um profissional de contabilidade estudou durante muitos anos os detalhes dos processos financeiros e tributários e, por essa razão, conhece os “atalhos” e os melhores caminhos para fazer as coisas do jeito certo. Delegue essas tarefas a ele e tenha a garantia de que as coisas sairão da maneira correta – e em menor tempo.

A lista de benefícios que um contador traz para o negócio não para por aí. Esses são apenas alguns exemplos que se aplicam a praticamente todas as empresas, das pequenas até as grandes. Você ainda tem alguma dúvida de que ter um contador é essencial para o seu negócio?

E para deixar o seu dia a dia mais prático, conheça nossas soluções para facilitar a gestão do seu negócio:

O Sage NFe, que é o mais completo emissor de notas fiscais online do mercado, permite emitir NF-e, NFS-e, NFC-e e os comunicados de transporte CT-e e MDF-e. (https://br.sageone.com/)

Já o Sage Start, vai apoiar você nas tomadas de decisões, do controle total do seu fluxo de caixa, até o controle de estoque e por ser modular, você usa somente o que precisa! (https://www.sagestart.com.br/)

Via: sage

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *