Cálculo e pagamento do décimo terceiro, encerramento do orçamento e planeamento estratégico para o ano seguinte são alguns dos compromissos da empresa em que a contabilidade desempenha papeis contábeis fundamentais neste final de ano. atualizar as contas da empresa e gerenciar todas as informações necessárias, como extratos de conta e faturas de compra e venda de bens ou serviços.
Uma empresa com dívidas, terá dificuldades na liberação de créditos para capital de giro, compra com fornecedores e até mesmo o distanciamento de possíveis investidores.
Outro ponto que o empresário deve se atentar, é com relação as obrigações fiscais e tributárias, pois a falta de entrega destas obrigações, poderá bloquear as emissões de certidões, o que trará também dificuldades com créditos com terceiros e o fechamento de contratos com clientes.
Uma empresa na qual não consiga fazer a emissão de certidão negativa, não conseguira participar de licitações, dependendo do ramo de atividade, isto poderá levar à empresa a falência.
Empresas que participam de licitação, além das certidões, deveram analisar todos os documentos e cadastros exigidos, para que não sejam surpreendidos na publicação dos editais.
Existem diversas certidões, sendo que cada Instituição tem suas exigências e procedimentos, para emissão.
Assim, sempre, esteja assessorado por um profissional com expertise e experiência na área, para que possa assessorar e orientar, evitando custos e despesas por falta de documentos ou penalidades.
Via: Jornal Contabil