Você sabia que o estilo de comunicação e a linguagem utilizada no processo podem ser inclusivos ou exclusivos? Ou seja, pode incluir ou excluir pessoas. Por exemplo, se você está se comunicando com um cliente de seu escritório de contabilidade usando pronomes masculinos, a comunicação é exclusiva e ela pode se sentir desconfortável, pois neste exemplo o uso recomendado de pronomes femininos ou não marcados comunica. modelo.
Nesse sentido, é importante utilizar uma linguagem inclusiva, respeitosa e acolhedora, nos diversos meios de comunicação, seja no e-mail, WhatsApp e até mesmo no atendimento presencial, considerando que as pessoas são diversas e possuem características pessoais únicas que devem ser respeitadas.
Um exemplo excludente no contexto da profissão contábil são os posts no Instagram de escritórios de contabilidade, que utilizam apenas imagens e textos direcionados ao homem, ao masculino, o que reforça o estereótipo do “profissional ideal” e o machismo na área contábil.
Assim, uma mídia social empresarial que possui somente uma única imagem pautada no “padrão” (contador e empresário homem branco cisgênero heterossexual), indica falta de práticas inclusivas e ações que reforcem a importância da representatividade.
Portanto, diante do exposto, observa-se a relevância da mudança dos padrões comunicativos visuais e textuais, transformando a comunicação com/para diversidade de pessoas, seja em relação a identidade de gênero, orientação afetiva e/ou sexual, étnico-racial, dentre tantas outras características.
Empresárias e empresários, para além das suas atuações profissionais/empreendedoras, são pessoas que possuem características pessoais, histórias de vidas, trajetórias que antecedem o primeiro atendimento no balcão físico ou virtual do escritório de contabilidade.
Considerando que no primeiro contato com a pessoa (cliente) é difícil saber as particularidades de cada indivíduo, a melhor alternativa é sempre proporcionar ao cliente um ambiente respeitoso e acolhedor.
Assim, se você desconhece a melhor forma de iniciar um diálogo com clientes Travestis/Transexuais/Transgêneros (Trans), por exemplo, compartilho duas sugestões para que a comunicação possa ser inclusiva desde o primeiro contato:
- Inicie a comunicação evitando utilizar marcadores de gênero, e na sequência, preste atenção no pronome que a pessoa (cliente) irá utilizar para se referir a si mesma;
- Na dúvida, pergunte para a pessoa quais são os pronomes que prefere que você utilize, para então você conseguir se comunicar com a pessoa (cliente) utilizando os pronomes corretos. Exemplo: “Quais são seus pronomes?” “Como eu posso te chamar?”.
Respeitar os pronomes e o Nome Social das pessoas trans é de suma importância, considerando que pessoas trans podem ser clientes do seu escritório de contabilidade.
São práticas que podem parecer simples, mas que fazem toda diferença, pois carregam consigo o respeito, empatia e acolhimento.