O objetivo da contabilidade é estudar os bens, bens, direitos e obrigações das empresas, públicas ou privadas, pessoas físicas e jurídicas. Em nosso país, os profissionais de contabilidade comemoram sua profissão em diversas datas além de 25 de abril: Dia do Empreendedor Contábil em 12 de janeiro; Dia da Contabilidade em 22 de setembro e Dia do Técnico em Contabilidade em 20 de novembro.
O dia do Profissional da Contabilidade é comemorado em 25 de abril porque nesse dia no ano de 1926 o senador João Lyra Tavares defendeu a regularização da profissão de contábeis no Brasil e por isso ele é considerado o patrono da contabilidade brasileira.
Contudo a contabilidade é muito mais antiga do que isso sendo uma das primeiras atividades profissionais relacionadas a economia. Tanto é que o Conselho Federal de Contabilidade entende a contabilidade como uma ciência social da mesma forma que a economia e a administração.
A história conta que as primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2000 a.C., com os sumérios, um povo que se estabeleceu na ao sul da Mesopotâmia a partir de 5000 a.C.
Com uma economia baseada na troca de mercadorias, a contabilidade dos sumérios servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação a outra.
Em função da necessidade dos registros contábeis, há uma corrente de historiadores que assegura que a linguagem escrita foi inventada por contadores primitivos.
A partir do século XV, a contabilidade adota o método científico das partidas dobradas criada pelo Matemático Frei Luca Pacioli e desta forma, termina a longa fase empírica e menos organizada da contabilidade.
Resumidamente, o método das partidas dobradas estabelece que para cada lançamento a débito em uma conta deve haver um lançamento correspondente a crédito em outra conta.
Do século XV até os tempos de hoje, o mundo passou por muitas transformações. Nesse meio tempo muitas profissões surgiram e algumas foram extintas em função da mudança dos hábitos da sociedade, pelo avanço tecnológico e muitas outras variáveis econômicas, sociais e científicas.
No entanto, algumas profissões sobrevivem a todas as mudanças e avanços tecnológicos como é o caso dos agrônomos, médicos, juristas, arquitetos, engenheiros, cozinheiros e claro, entre essas e outras profissões atemporais, os contadores.
Nos dias de hoje, as empresas de contabilidade assumem uma participação ainda mais estratégica junto aos clientes à medida que suas atividades foram evoluindo de acordo com as demandas do mercado ganhando ainda mais responsabilidades.
A Contabilidade e a digitalização das empresas brasileiras
No caso da digitalização das empresas brasileiras os escritórios de contabilidade assumiram o protagonismo uma vez que coube a eles os primeiros e principais movimentos em direção a formalização do relacionamento digital entre seus clientes e os órgãos públicos.
Em meados dos anos 2000, na virada do milênio, muitas empresas já iniciavam a digitalização dos seus processos, mas foi após a edição da Medida Provisória 2.200-02 /2001 de agosto de 2001 que surgiram as demandas para que alguns procedimentos no que tange o relacionamento entre empresas e governo fossem obrigatoriamente via meios digitais. O governo fez uma programação de acordo com o porte das empresas e tipo de contribuintes para que essa demanda fosse atendida.
Naquele momento, os escritórios de Contabilidade, assumiram a tarefa de providenciar para seus clientes os recursos para o relacionamento digital que eram, e são até hoje, feitos com o uso dos Certificados Digitais ICP-Brasil.
De lá para cá muitas outras oportunidades de simplificação com o uso dos Certificados Digitais ICP-Brasil surgiram e com isso as empresas foram evoluindo para abandonar o uso de documentos impressos pelos digitais.
Hoje independentemente de obrigatoriedades é impossível uma empresa voltar a utilizar, por iniciativa própria, por exemplo, os antigos blocos de papel para emissão de notas fiscais, assim como, os demais documentos contábeis e fiscais.
Nós da indústria de Certificação Digital no Brasil só temos a agradecer aos profissionais que levam a tecnologia da Certificação Digital para dentro das empresas dando continuidade as nossas atividades como verdadeiros parceiros de negócios
Via: https://cryptoid.com.br/banco-de-noticias/um-pouco-sobre-a-historia-da-contabilidade/