Conheça 10 vantagens da contabilidade online

A contabilidade online não é desejável para a contabilidade tradicional, pelo contrário, a tecnologia pode otimizar as tarefas contábeis e fiscais, economizando muito dinheiro.

Os gestores geralmente já enfrentam muitos desafios na gestão da empresa, e a contabilidade não precisa ser um fator agravante.

É por isso que a contabilidade online conquistou muitos adeptos entre os pequenos e médios empresários, afinal, é possível prestar serviços contábeis de alta qualidade à distância e com melhor preço.

Vantagens da contabilidade online para as empresas

Nessa modalidade, os serviços contábeis são prestados normalmente através de uma plataforma online. Ou seja, não é necessário se deslocar para um escritório para levar todos os documentos mensalmente.

A própria empresa consegue cadastrar as informações necessárias, gerar guias de pagamentos impostos, notas fiscais, consultar relatórios e muito mais.

Confira os demais benefícios!

1- Facilidade para acessar os dados contábeis e financeiros

Na contabilidade tradicional, os gestores têm acesso aos dados contábeis e financeiros da empresa geralmente uma vez ao mês, quando os balancetes ficam prontos.

O processo da contabilidade online é mais rápido, pois é feito em tempo real. Portanto, a empresa pode consultar as informações sobre o andamento dos processos a qualquer hora e de todo o lugar.

Isso certamente melhora a tomada de decisões dos gestores.

2- Praticidade para o setor de recursos humanos e departamento pessoal

Organizar papéis todos os meses para enviar a contabilidade é um trabalho estressante, são cópias e mais cópias que exigem tempo.

Uma das vantagens da contabilidade online é que isso não é necessário, pois todas as informações são enviadas através da plataforma extremamente intuitiva.

Dessa forma, esses profissionais podem se dedicar a outras tarefas importantes.

3- Agilidade na emissão de notas fiscais

É inegável que a automatização é o caminho certo para o aumento da produtividade, pois não se perde tempo com processos manuais.

Com a plataforma da contabilidade online a emissão de notas fiscais é feita de maneira simples e rápida facilitando a rotina desse departamento.

4- Organização e segurança dos documentos

O extravio de documentos é uma realidade na contabilidade tradicional, afinal,o vai e vem de papéis pode causar perdas. Isso pode gerar transtornos para a empresa, caso algum dado importante permaneça irrecuperável.

Na plataforma da contabilidade online isso não acontece, pois todas as informações ficam organizadas por pastas e armazenadas na nuvem.

5- Ganho de tempo

A burocracia ocupa bastante tempo dos gestores e colaboradores fazendo com que eles muitas vezes deixem de realizar tarefas que são fundamentais para o crescimento do negócio.

Por isso, é importante encontrar recursos que otimizem a burocracia, que também é necessária. Contudo, sem prejudicar o tempo que deve ser destinado a outras tarefas.

A contabilidade online certamente é uma grande sacada para desafogar os setores e permitir que sobre tempo para se dedicar ao crescimento do negócio.

6- Mais assertividade nas obrigações tributárias e fiscais

Entre vantagens da contabilidade online que são muito importantes encontram-se os lembretes e previsões de pagamentos de tributos e cumprimento de questões fiscais do negócio.

A plataforma online não permite que haja esquecimento por parte dos gestores, pois sempre envia mensagens para lembrar o que deve ser feito.

É sabido que as empresas não podem deixar passar os prazos estipulados para cumprir as obrigações fiscais e tributárias, caso contrário, sofrem com multas e sanções que pesam no bolso do empresário.

7- Praticidade para elaborar a escrituração fiscal

A escrituração fiscal é uma obrigação das empresas, para conseguir fazer esse documento, o contador deve ter posse de todos os documentos.

A boa notícia é que na contabilidade online, esses documentos já ficam salvos na plataforma fazendo com que a escrituração possa ser feita de maneira rápida e sem estresse de ficar enviando esses dados através de um portador.

Documentos digitalizados são fáceis de ser consultados, ademais, ficam completamente seguros.

8- Arquivo disponibilizado por tempo indeterminado

Grandes empresas costumam alugar um depósito para armazenar documentos importantes, afinal, alguns necessitam ficar de 5 a 10 anos em segurança.

Contudo, as empresas de pequeno e médio porte muitas vezes não tem recursos para alugar um espaço somente para esse fim.

O que ocorre é que na maioria das vezes, os escritórios se tornam uma verdadeira bagunça e quando um documento é solicitado, se leva horas para encontrá-lo.

Pode-se dizer que as vantagens da contabilidade online para pequenas e médias empresas também inclui o armazenamento de documentos por tempo indeterminado.

Como tudo é digitalizado, eles não ocupam muito espaço e ficam na nuvem em segurança, ademais, podem ser consultados rapidamente sempre que houver necessidade.

9- Melhora a tomada de decisões dos gestores

A plataforma da contabilidade online possibilita a junção de informações essenciais para o negócio. Nela é possível analisar o fluxo de caixa, controle financeiro, conciliação bancária, contas a pagar e outros dados que promovem uma visão geral do negócio.

Através desses dados, os gestores conseguem enxergar como está a saúde do negócio, com isso, podem traçar planos a curto, médio e longo prazo.

10 – Mensalidades mais econômicas

Além de ser mais transparente, a contabilidade online é mais econômica do que a contabilidade tradicional.

Pela quantidade de vantagens da contabilidade online, muitas pessoas acreditam que os serviços são mais custosos, afinal, são usados recursos tecnológicos avançados. No entanto, ao contrário, as mensalidades são muito mais econômicas.

Outro ponto importante é que a contabilidade online permite a migração da contabilidade tradicional sem transtornos. É uma nova era tecnológica a serviço das empresas.

, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *