Se você chegou aqui é por que está querendo abrir a sua clínica veterinária não é mesmo? Ou talvez se planejando para abrir uma! Então nós da Contabilidade Controle Total que temos o serviço de Consultor Contador Especializado em Clínicas Veterinárias.
Então Como Montar Uma Clínica Veterinária? é a dúvida e o sonho de muitos profissionais do mercado, principalmente os que acabaram de se formar na faculdade ou também se você é aquela médica ou aquele médico veterinário que sempre sonhou em ter sua clínica veterinária própria.
Vamos lá, nesse artigo nós tentamos passar pra você o passo-a-passo de como montar uma clínica veterinária, o objetivo é que você chegue ao final dele com mais clareza de como montar uma clínica veterinária e de como fazê-la funcionar, com alvará, com caixa, com um sistema para clínica veterinária funcionando corretamente.
Bom, chega de só sonhar, vamos agora aprendar a como montar uma clínica veterinária e tirar todas as dúvidas sobre o tema, o passo-a-passo para montar uma clínica veterinária de sucesso são
- Monte um bom Plano de Negócios
- Faça um Estudo de Viabilidade
- Preocupe-se com a Legalização
- Lembre-se da estrutura e ambiente da clínica veterinária
- Que tipo de funcionários devo ter na clínica veterinária?
- Encontre uma boa Localização
- Faça uma análise profunda da concorrência
- Não esqueça do Marketing
- Crie uma tabela de preços competitiva
- Use a Tecnologia a seu favor
- Conte com nosso serviço de Consultor Contador Especializado em Clínicas Veterinárias
Monte um bom Plano de Negócios
Então o plano de negócio é uma ferramenta que auxilia na organização das etapas de construção de uma clínica veterinária e define as suas características. Portanto uma forma mais dinâmica para enxergar como será a empresa.
Essas são as áreas do plano de negócio:
- Ramo de atividade
- Mercado consumidor
- Fornecedor e concorrente
- Produtos e serviços que vão ser disponibilizados
- Localização da empresa
- Processo operacional
- Volume de produção
- Análise financeira
Faça um Estudo de Viabilidade
Então saber se a sua clínica dará lucro antes mesmo de começar as atividades vai fazer toda diferença.
Portanto o estudo de viabilidade faz parte do plano de negócio. Mas para estruturá-lo corretamente, é preciso ter uma estimativa da receita total, do custo variável e do custo fixo do negócio.
Preocupe-se com a Legalização
Então antes de montar uma clínica veterinária, você precisa decidir se você terá sócio(s) ou se irá começar sozinho. Essa decisão irá definir o registro da empresa. Mas você pode escolher entre autônomo ou societário. Como associado as opções são sociedade simples ou sociedade limitada.
É importante contratar um contador para auxiliar no processo de abertura da empresa, independente do registro escolhido. O profissional Consultor Contador Especializado em Clínicas Veterinárias saberá todos os tributos necessários, legalização e indicará qual é o melhor caminho para o seu negócio.
Para deixar sua clínica dentro da lei, será necessário:
- 1. Registro na Junta Comercial
- 2. Registro na Prefeitura Municipal da sua cidade para conseguir o alvará de funcionamento
- 3. Registro na Secretaria da Receita Federal, para retirar o CNPJ da clínica
- 4. Registro pela Caixa Econômica no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”
- 5. Registro no Corpo de Bombeiros Militar para ter a autorização de funcionamento público
- 6. Registro na Entidade Sindical Patronal
- 7. Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV)
Lembre-se da estrutura e ambiente da clínica veterinária
Sua clínica veterinária deverá ser agradável por dentro e por fora. Ela não deve ser apenas bonita, mas também funcional. Ofereça o máximo de conforto possível para os animais e seus donos na sala de espera, além de segurança e um ótimo atendimento. Então essas características fidelizam clientes muito mais rápido e farão eles voltar.
Por ser uma empresa relacionada a saúde manter a limpeza no local é fundamental. Portanto deixar as acomodações sujas irá afastar os clientes e prejudicar a reputação do seu negócio.
Então os ambiente necessários na clínica veterinária são:
- 1. Sala de atendimento: Recepção, sala de espera e consultório
- 2. Setor cirúrgico: Caso sua clínica ofereça esse serviço, é preciso ter uma sala cirúrgica, sala de esterilização, antissepsia, sala de preparo e sala de recuperação do paciente
- 3. Setor de internação: Acomodações individuais e dala de isolamento para doenças infectocontagiosas
- 4. Setor de suporte: Lavanderia, almoxarifado, sanitários e local de estocagem e medicamentos
Que tipo de funcionários devo ter na clínica veterinária?
Sua equipe precisa passar confiança, segurança, empatia e respeito, seja qual for a função ou setor. Então para começar, esses são os profissionais imprescindíveis para manter o pleno funcionamento da clínica veterinária:
- Médico Veterinário: A presença desse profissional é obrigatória para a abertura da clínica veterinária. Então verifique se ele é inscrito no órgão de classe e tem carteira profissional emitida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.
- Auxiliar Veterinário: Esse funcionário cuida do estoque de medicamentos e vacinas e faz o monitoramento dos animais internados, realizando procedimentos necessários na ausência do médico veterinário.
- Recepcionista: Como em outros estabelecimentos, esses colaborador é responsável pelos atendimentos, encaminhamento de casos clínicos aos médicos especialistas, organizar arquivos, recepcionar os clientes e os pets, fazer cadastros e agendar as consultas da clínica.
- Especialistas: Então se a sua clínica oferecer outros serviços, como banho e tosa, você terá que contratar especialistas nessas áreas.
Encontre uma boa Localização
Antes de comprar ou alugar um local para sua clínica veterinária, é importante avaliar alguns itens.
Procure conhecer o bairro e a vizinhança que você pretende instalar seu negócio. Pesquise o custo médio de vida. Passeie e observe se as pessoas andam com seus pets nas ruas próximas ao seu empreendimento. Veja também se já existem clínicas nas proximidades para conhecer seus concorrentes.
Portanto a dica é abrir uma clínica onde tenha demanda de público e pouca concorrência.
Faça uma análise profunda da concorrência
Já deu para entender que conhecer a concorrência é algo bem importante, certo?
Visitar as clínicas irá te ajudar mito no processo de análise. Tente identificar os pontos positivos e negativos de cada uma. Depois você avalia se é viável implantar os pontos positivos dentro do seu negócio e como transformar os pontos negativos em vantagens para a sua clínica.
Procure trazer sempre alguma inovação e cativar os clientes.
Não esqueça do Marketing
Uma fachada agradável, um bom atendimento e um ambiente limpo e aconchegante não são o bastante para atrair os clientes.
Mesmo que esses fatores sejam muito importantes para aumentar a divulgação boca a boca, ter estratégias de marketing fará a sua clínica ser muito mais conhecida.
Portanto você também pode usar o Facebook e Instagram como canais de comunicação com os clientes. Converse com as pessoas que chegarem até você por esses meios.
Crie uma tabela de preços competitiva
O preço dos serviços e produtos da sua clínica é parte importante do sucesso dela. Afinal, é ele que define o capital de giro e o dinheiro disponível para futuras urgências e necessidades.
Então para estruturar a tabela de preços você deve levar em consideração todo valor gasto para que aquele serviço seja disponibilizado. Isso inclui água, luz, salário dos colaboradores envolvidos, entre outros.
Também é legal averiguar quanto a concorrência está cobrando pelo mesmo serviço e se ela traz algum diferencial do que você pretende oferecer. Assim você não cobra nem muito a mais, nem muito a menos.