Nós da Contabilidade Controle Total somos Consultor Contador Especializado em Farmácias e Drogarias em BH sabemos que você que é um empresário do varejo farmacêutico, com certeza quer montar uma drogaria de sucesso. Sendo esse um dos nossos modelos de negócio, decidimos trazer um material com algumas dicas sobre o tema. Disponibilizamos nosso serviço para você que tiver interesse em um Consultor Contador Especializado em Farmácias e Drogarias entre em contato aqui!
Ter um Plano estratégico e Bem Definido
Em primeiro para montar uma drogaria exige objetivos bem traçados e muita organização do empresário. É essencial ter uma estratégia bem definida para conseguir montar uma drogaria e obter sucesso. Nós da Contabilidade Controle Total oferecemos esse serviço e de Consultor Contador Especializado em Farmácias e Drogarias em BH para você que quer abrir o seu negócio.
Saber o modelo de negócio que se deseja implementar é muito importante para começar a montar uma drogaria. Antes mesmo de escolher o ponto comercial é preciso definir a maneira como trabalhar.
Depois de definir o modo que irá trabalhar, você está pronto para começar a montar uma drogaria. Popular ou tradicional, com o modelo definido é possível partir para as outras etapas.
Estabelecer suas Metas
Traçar metas e objetivos é essencial ao montar uma drogaria. O varejo farmacêutico é muito competitivo. Atuar sem conhecer bem o mercado é extremamente arriscado. Para conseguir definir objetivos é preciso saber o perfil de consumo da região de atuação.
Ao partir para o comportamento de consumo da cidade ou bairro, você conseguirá entender mais sobre como precisa atuar para alcançar os objetivos definidos. Saber o potencial de venda e a intenção de compra do público da região é essencial para definir a maneira de trabalho.
Tenha metas definidas para os meses e também para o ano como um todo. Isso ajuda a medir os resultados e otimizar os pontos a serem melhorados. Mas lembre-se que é preciso definir metas tangíveis, pois senão o negócio pode se perder no meio do caminho simplesmente porque a meta era irreal.
Realizar Pesquisas da Região em que Pretende Abrir seu Negócio
Acima de tudo, a localização do ponto comercial é muito importante na hora de montar uma drogaria. Em outras palavras é preciso conhecer a região e o público local para saber o melhor lugar para atuar. Fique atento à movimentação e ao fluxo de pessoas é essencial. A escolha do ponto deve ser certeira.
Ter o Controle dos Gastos da Sua Drogaria/Farmácia
Os custos de montar uma drogaria são altos. Deve-se levar em conta a reforma do espaço, o aluguel do ponto e a compra do estoque inicial da farmácia. Avaliar o ponto é fundamental para entender o potencial da região. Mais importante fazer uma contagem de fluxo de pessoas durante o dia. Tanto em horários de pico como nas demais horas do dia, a passagem de pessoas deve auxiliar na decisão sobre um ponto comercial.
É possível contar com o auxílio de uma imobiliária para as avaliações, mas o “faro” do empreendedor também deve ser levado em conta. Corretores imobiliários são ótimos para trazer sugestões de ponto ao empresário. Eles conhecem a região e sabem onde há maior fluxo de pessoas e de comércio local. Mas a decisão deve partir de um profissional que realmente conhece o varejo farmacêutico.
Avalie a rua e a movimentação do mercado local. A presença de agências bancárias, outras farmácias e comércios locais nas proximidades indica que o potencial de vendas é maior. Montar uma drogaria nesse local pode ser extremamente lucrativo.
Observar o Fluxo de Pessoas
Então cuidado para não se enganar com o fluxo de pessoas. Pontos comerciais próximos a estações de trem, metrô ou ônibus normalmente têm custo de aluguel muito mais caro. Porém, muitas vezes as pessoas não passam efetivamente em frente à loja. Um ponto próximo a estações pode ser ótimo, mas a maneira de avaliar deve ser a mesma. Não se empolgue com o fluxo enorme de pessoas logo de cara.
Observe a Concorrência e como ela Atua na Cidade ou Bairro
Em primeiro lugar para montar uma drogaria, avaliar os concorrentes é fundamental. Não estamos falando de estratégia. Aqui nos referimos apenas à localização dos principais concorrentes da cidade ou bairro.O mercado de varejo farmacêutico é extremamente competitivo. Ou seja, saber onde os concorrentes atuam é fundamental para não entrar num local que não trará resultados. Veja onde as demais farmácias estão localizadas para saber se o ponto comercial que você pretende alugar é realmente indicado.
Portanto lembre-se que a presença dos concorrentes não é garantia de sucesso para a sua farmácia. Tudo depende do sue modelo de negócio. Além disso, montar uma drogaria pequena ao lado de um concorrente com uma farmácia grande pode não ser uma boa ideia. Todos os fatores devem ser avaliados.
Conhecer o seu Público pode Melhorar suas Vendas
Os interesses do público são muito diferentes. Cada faixa etária tem necessidades diferentes. Como proprietário da farmácia, você e seus funcionários devem entender bem o comportamento do público.Conhecer os consumidores da loja é muito importante para focar a estratégia nas principais necessidades dos seus clientes.
Fazer promoções em genéricos pode ser uma opção. Trabalhar com preços especiais em anticoncepcionais é outra. Mas somente conhecendo o que realmente vai chamar a atenção do público na região em que você atua é que será um diferencial.
Portanto lembre-se que, é preciso ter uma estratégia bem definida para montar uma drogaria. Copiar o que os concorrentes fazem sempre te deixará um passo atrás. É preciso ficar de olho no que a concorrência está fazendo, mas estar seguro de que a sua estratégia de negócio está no modelo ideal para atingir seus objetivos.
Ter o seu layout com a sua Identidade
Um bom layout de farmácia é crucial para o sucesso do estabelecimento. Mas se feito de maneira estratégica, pode induzir o consumidor a percorrer a loja toda. Isso faz com que as chances de compras possam ir além do planejado.
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