Consultor Contador Especializado em Restaurantes

Como nós sabemos, quando pensamos em realizar qualquer empreendimento, abrir um restaurante assim como em outros estabelecimentos exige um bom cálculo de riscos. Por ser um um investimento alto que, se tiver falhas em alguma operação, pode trazer prejuízos e descontentamento. Por isso nosso serviço de Consultor Contador Especializado em Restaurantes está disponível para você que quer abrir seu negocio!

Separamos dicas valiosas que vão nortear a sua jornada.

Consultor Contador Especializado em Restaurantes

Como montar um restaurante

No caso de capital inicial é pequeno para se investir em um novo empreendimento, você deve se atentar a todos os passos, e como eles podem ser otimizados em relação à viabilidade econômica e logística. O que é mais uma de nossas especialidades como Consultor Contador Especializado em Restaurantes.

As perguntas iniciais que você deve se fazer, além de quanto custa abrir um restaurante, precisam ser mais detalhadas, tais como:

  • Vale a pena abrir uma franquia?
  • Qual é a melhor localização para o meu restaurante? Como economizar com aluguel?
  • Vale a pena conseguir bons equipamentos pelo melhor custo-benefício?
  • Como meu restaurante pode trazer uma proposta diferente e economicamente viável tanto para mim quanto para o cliente?

Pensando em pontos como esses é que você vai encontrar o caminho de como montar um restaurante simples. A pesquisa traz conhecimento para que sua decisão seja a mais razoável possível. Dessa forma, as possibilidades de erro ao montar seu restaurante com pouco dinheiro são reduzidas ao mínimo.

Como organizar um Restaurante

Na parte da organização, você deve fazer um checklist com suas prioridades.

Somente dessa forma seu restaurante vai se construir com um passo a passo que faça sentido, sem pressas ou atropelos de etapas, o que deixa o processo confuso e lento. O segredo de como montar um restaurante simples está nas pequenas coisas que não podem ser esquecidas.

Por isso, faça um plano de trabalho colocando:

  • Finanças;
  • Aquisição de equipamentos;
  • Planejamento de identidade;
  • Gastos com funcionários;
  • Organização de objetivos com o seu novo empreendimento.

Dessa forma, tudo irá ocorrer do melhor jeito possível e diminuir o risco de imprevistos.

Dicas práticas de como abrir seu Restaurante

Para facilitar ainda mais a sua missão de como abrir um restaurante sem gastar fortunas, elencamos algumas dicas valiosas de como você pode alcançar esse sonho tão esperado e lucrar bastante com ele.

1. Faça um planejamento detalhado

O planejamento é a parte inicial para abrir o seu restaurante. Ele é a base de tudo, por isso deve ser muito bem feito em todos os seus âmbitos. Os pontos imprescindíveis a serem pensados ao fazer o planejamento para abrir um restaurante são os seguintes:

Escolha bem o local

Todas as cidades são divididas entre regiões e bairros que se caracterizam por sua classe social e influências em sua formação. Em uma cidade grande como São Paulo, por exemplo, cada bairro e região tem uma identidade própria e são conhecidos por isso.

É essencial fazer uma boa pesquisa dos hábitos de consumo dos moradores e frequentadores de cada região para entender se seu restaurante se encaixa ali e se terá um bom público naquele local. Fatores como empreendimentos próximos, presença de escolas e universidades, padrão de outros estabelecimentos da região, entre outros, devem ser levados em conta.

Você pode considerar também outras cidades para investir em gastronomia e abrir o seu restaurante em localizações amigáveis a novos empreendimentos. Dessa forma, quando o local for definido, já se define também o público-alvo e vice-versa.

Defina o tipo do restaurante

Fica a seu critério, diante de seus objetivos, escolher primeiro o local ou o tipo de restaurante que você deseja abrir.

Por exemplo: se sua prioridade é abrir um restaurante próximo à sua casa e você mora no centro da cidade, você deve estudar e analisar o que é melhor para o seu bairro e, só assim, decidir em qual tipo de restaurante investir.

Por outro lado, se você já tem certeza de que quer abrir um restaurante étnico, por exemplo, estude qual região da cidade aceitaria melhor este tipo de estabelecimento e encontre o local ideal.

Defina o público-alvo

Você deve estudar bem todos os aspectos que envolvem o perfil de seus possíveis clientes: faixa etária, classe social, gênero, etc. Defina-o bem. É isto que vai nortear tudo o que você vai fazer na sua estrutura e direcionar todas as suas estratégias.

Faça um estudo de viabilidade

Este ponto é muito importante para que o investimento não vá por água abaixo. Pense bem na quantia que pode investir e não extrapole a sua condição.

Veja qual a melhor opção para o seu bolso e invista.

Após calcular qual o montante que vai ser aplicado no seu restaurante, calcule detalhadamente cada gasto, e também as expectativas de lucro e em quanto tempo você pode recuperar o valor aplicado.

2. Crie sua melhor estrutura

A segunda dica importante para abrir um restaurante é definir toda a estrutura do seu empreendimento.

Atendimento

Tenha uma equipe bem alinhada. O atendimento faz toda a diferença para que um cliente se sinta satisfeito e para aumentar as chances de que ele retorne ao seu espaço. Para isso, invista em treinamentos e outras formas de capacitação do time, oferecendo sempre uma experiência ímpar ao cliente.

Fornecedores

Seus fornecedores são seus maiores parceiros. Você deve conhecer exatamente de onde vem a sua fonte principal: os alimentos. O cuidado com a alimentação começa na origem de cada produto adquirido. Aquele produto é exatamente o que você precisa?

Possui a qualidade necessária para atender os seus clientes? Uma boa gestão deve pensar em cada detalhe do que é servido, desde a sua origem.

Ambiente

Arquitetura, design, cores, decoração, espaço, número de lugares. Tudo isso deve ser pensando de acordo com seu público-alvo, região e proposta do restaurante.

O clima criado faz toda a diferença de acordo com o que você deseja passar aos clientes. Se for um local de comida rápida, cores mais fortes ajudam a despertar a fome e o sentimento de urgência. Já em um ambiente mais familiar para aproveitar o momento, cores calmantes como verde ou azul vão bem.

Pense também no tamanho do local, número de lugares e disposição das mesas para que não fique tumultuado e seja fácil de transitar. Restaurantes self-service, por exemplo, costumam utilizar espaços que facilitam a rápida circulação de pessoas, enquanto bistrôs prezam pelo conforto e aconchego.

Cardápio

Não se esqueça de preparar um bom cardápio que funcione para o que você deseja com o seu restaurante. Pense bem nos pratos a serem servidos, como serão apresentados e na aparência da sua carta.

Detalhes como ordem e disposição dos pratos influenciam muito na escolha dos clientes. Nesse sentido, pratos como carros-chefe, especialidades ou especiais do chef podem colocados em destaque para que chamem a atenção dos comensais.

Equipamentos

Os equipamentos são parte essencial no bom funcionamento de um restaurante. Por isso, é fundamental investir em itens de boa qualidade, que evitem problemas e gastos desnecessários com manutenções, trocas e reparos.

Nesse sentido, uma dica importante é não se basear somente pelo preço. Neste ramo, o barato realmente pode sair caro. Lembre-se de que este é o maior investimento que será feito no seu restaurante. Sendo assim, pesquise e invista com inteligência.

Uma lista básica de equipamentos que você precisa são:

  • Fogão industrial;
  • Freezer e geladeira;
  • Bancadas em inox;
  • Utensílios de cozinha em inox;
  • Mobiliário e utensílios para o salão;
  • Equipamentos para administração.

Regras sanitárias

Um dos pontos essenciais para evitar contratempos desagradáveis como multas e interdições pela fiscalização da ANVISA.

Fique atento às obrigações do estabelecimento, como materiais a serem utilizados, locais de higiene e armazenamento de produtos, e outros detalhes, como materiais recomendados etc.

Toda a atenção é necessária neste aspecto – além de que todo mundo gosta de um ambiente limpo no local onde vai comer.

3. Como abrir um restaurante: promova o seu restaurante

Agora que você já fez toda a base do seu restaurante, com um bom planejamento, calculando todos os riscos e pensando no melhor atendimento a seus clientes, é hora de promovê-lo.

Para isso, use todas as ferramentas que estiverem a seu dispor, especialmente as redes sociais. Produza conteúdos relevantes, faça promoções especiais e sorteios, e divulgue seu estabelecimento de todas as formas possíveis.

Não se esqueça de que o boca a boca é um forte aliado. Você sabia que manter um cliente que você já tem pode custar até 70% menos do que o valor de aquisição de novos consumidores?

Por isso, apostar no relacionamento com os comensais mais fiéis, inclusive oferecendo mimos e regalias, pode ser uma saída interessante para aumentar o buzz e as chances de recomendação para amigos e parentes.

Então, conseguiu decidir se vai abrir o seu negocio? Nós da Contabilidade Controle Total nos comprometemos em te ajudar a abrir seu negocio, com o nosso serviço de Consultor Contador Especializado em Restaurantes.

TAGS:Consultor Contador Especializado em Restaurantes

, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *