Dicas Contábeis: Quem paga as dívidas do falecido?

Muitas pessoas têm dúvida sobre este assunto, afinal quando uma pessoa da família morre que herda as dívidas?

Dívidas da pessoa falecida

Se uma pessoa morre e deixa dívidas como empréstimos, cartões de crédito, etc… Neste caso, os familiares são obrigados a saldar as dívidas? Se o falecido deixou uma dívida e alguma herança, a herança pode ser usada para saldar a dívida quando o valor da dívida é alto? 

Art.792 do código civil que diz: 

O herdeiro não responde por encargos superiores às forças da herança, incumbe-lhe, porém,  a prova do excesso, salvo se houver inventário que a escuse, demonstrado  o valor dos bens herdados. Logo o herdeiro não pode responder pelas dívidas que forem superiores ao valor da herança. Resumindo, um exemplo para você entender  melhor: 

O senhor João morreu e deixou dívidas em bancos, empréstimos, cartões  com um valor de aproximadamente  R $100.00,00, porém ele deixou uma casa no valor de R $80.000,00, os outros 20 mil que sobraram os herdeiros não têm a obrigação de quitar esta dívida. 

Dívidas superiores a herança, o que acontece?

Se a herança for inferior ao valor da dívida, o restante não caberá para quem fica e consequentemente o prejuízo ficará para os credores. 

Em casos de credito consignado, a dívida deixa de existir, pois trata-se de um crédito para pessoas idosas. 

Conclusão 

Com base no nosso texto, podemos finalizar nosso contéudo, dizendo que as pessoas que ficam, que são parentes, filhos, cônjuge  não são responsáveis pelas dívidas,  o quitamento é feito pela herança deixada pelo falecido. 

, ,
One comment to “Dicas Contábeis: Quem paga as dívidas do falecido?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *