Devido à complexidade das leis trabalhistas brasileiras, o processamento da folha de pagamento mensal é uma rotina complicada que requer uma grande quantidade de mão de obra, e a legislação trabalhista brasileira é uma das mais detalhadas do mundo.
Portanto, os especialistas que atuam na área devem ser capazes de realizar as tarefas de forma simples e estar aptos a responder às dúvidas dos colaboradores dos mais diversos níveis da empresa.
Diante dessa complexidade, a solução encontrada por muitas empresas sempre foi a opção pelos serviços de terceirização.
Com ela, organizações dos mais diversos segmentos têm mais tempo para se dedicar exclusivamente ao seu verdadeiro negócio e, ainda, reduzir custos.
É importante ressaltar que a cautela é um aspecto imprescindível para evitar equívocos na Folha de Pagamento e gastos desnecessários. Como todo o processo está sujeito às mudanças na legislação, erros e imprecisões relacionados a descontos, benefícios e recolhimento de impostos podem ocorrer e causar aborrecimentos futuros, retrabalhos e, até mesmo, ações trabalhistas.
Motivos para terceirizar a Folha de Pagamento
Essa é uma forma decisiva de auxiliar os gestores na solução de problemas em áreas estratégicas. A contratação de uma empresa responsável pelo salário é uma garantia de cooperação com profissionais especializados e devidamente treinados, que devem se atualizar regularmente e cumprir os regulamentos mais recentes para garantir a precisão e conformidade.
Os benefícios da contratação dessa atividade são a redução de custos e o melhor aproveitamento dos recursos humanos da empresa. Além disso, com a terceirização, a empresa contratante economiza tempo e dinheiro. Isso ocorre porque cada período de pagamento passa por vários estágios do balanço patrimonial, então ele não irá falhar.
Conforme a equipe cresce, esse processo requer mais tempo de trabalho. Quando essa responsabilidade é transferida para uma empresa profissional, é possível que a agência foque totalmente em sua estratégia de negócios, proporcionando eficácia aos objetivos traçados.
Quais processos podem ser terceirizados na folha de pagamento?
Nas rotinas mensais, podemos destacar a apuração e o processamento da folha de pagamento, adiantamentos salariais, admissões, rescisões de contrato com assistência nos sindicatos ou no Ministério do Trabalho e Emprego para homologações, relação de documentos e outros subsídios legais.
Também pode ser terceirizado o cálculo de férias individuais e coletivas, assim como emissão de documentos, guias, contracheques e encargos trabalhistas.
A emissão de variadas guias de recolhimento, como DARF, GPS, GRFC, levantamento de informações e arquivos eletrônicos operacionais e legais, como pagamentos de salários, pensão alimentícia, SEFIP e CAGED.
Nas rotinas anuais, podem ser terceirizadas a elaboração e processamento da folha de pagamento para 13º salário, assim como processamento e entrega dos relatórios, RAIS, DIRF e informes de rendimentos.