Fidelizar clientes na contabilidade é complicadíssimo. Nos últimos tempos, a maioria dos empreendedores tem a preocupação com relação à fidelização dos clientes.
Na realidade, o motivo dessa preocupação é o caos econômico que se instalou no país. Para muitos contadores o maior mérito é possuir uma carteira de clientes fidelizada e, com a situação econômica do país abalada, é necessário aprimorar o relacionamento com os antigos clientes e na captação dos novos. Por outro lado, muitos contadores trabalham trancafiados em um escritório distantes dos clientes e sem contato algum.Esses não têm conhecimento de que a melhor comunicação e se envolverem com o público é um diferencial para permanecerem no mercado e fidelizarem clientes para os seus serviços. Outro desafio que os escritórios de contabilidade estão enfrentando devido às dificuldades financeiras é a procura dos clientes por serviços de baixo custo, mesmo sem competência e eficácia.
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Para aprimorar e fidelizar clientes na empresa contábil siga as seguintes orientações:
§ Aperfeiçoe o atendimento
Se o país estiver com a situação econômica abalada ou não, o ponto principal para fidelizar a carteira de clientes é o atendimento. Oferecer um atendimento com qualidade e diferenciado é o segredo para obter o sucesso.
Todo cliente deve ser tratado com muita educação, amabilidade e cortesia.
Atenda-o como ele gostaria de ser atendido. Lembre-se que o atendimento é o grande diferencial do seu serviço, pois, com certeza, esta é a maior e primeira forma de fidelizar um cliente.
Se o seu escritório tiver funcionários, tenha uma equipe habilitada e qualificada para atender ao cliente justamente do jeito que ele gostaria de ser atendido. O que o cliente deseja é a eficiência e rapidez na solução dos seus problemas. Com o atendimento eficiente e cortês, ele valorizará o seu trabalho e sentirá que encontrou a empresa contábil certa.
§ O relacionamento com o cliente
Primeiramente, o cliente deseja sentir-se reconhecido e saber que você o conhece. Ele quer ser sempre lembrado e que o escritório entenda suas necessidades e saiba precisamente o que deseja e o que busca. Quando ele sentir que o escritório de contabilidade tem capacidade de compreender suas necessidades, sem dúvida alguma ele voltará, pois, suas expectativas foram superadas.
A melhor forma de fidelizar clientes é conhecê-los o melhor possível e ser qualificado para atender as demandas de uma maneira eficiente e eficaz que cause admiração a eles. Assim sendo, faça-se presente.
§ Aprimore ferramentas para encantar seu cliente
Nos dias de hoje, com as inovações da tecnologia e as informações que ficam sempre disponíveis na internet, a probabilidade de conhecer o cliente e de ficar lado a lado com ele, se tornou extremamente maior. Entretanto, não faça dessa aproximação com o cliente algo que produza inconveniência ou pareça inoportuno. Como já é conhecido que o contato pessoal com o cliente e que oferecer diferentes canais de comunicação para contato é muito importante e que podem dar mais agilidade entre o escritório de contabilidade e os clientes, utilize ferramentas como “SLACK” que é um software de comunicação de equipes com suporte a canais, conversas privadas e integração com serviços externos, o “TRELLO” que é uma ferramenta flexível que permite a organização de projetos profissionais em equipe e o “SKYPE” que é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo oferecendo uma aproximação e estabelecendo uma relação de confiança.
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Outra forma de manter um relacionamento mais estreito com o cliente é enviando SMS ou usando o aplicativo “WHATSAPP”. Envie uma mensagem que surpreenda o cliente. Hoje em dia, esse aplicativo tem sido uma excelente forma de fidelizar com o cliente. Com o atendimento diferenciado, você conseguirá demonstrar para ele que não o esqueceu de que ele é especial para o seu escritório e isso agregará mais valor ao seu negócio e à sua atividade.
Com esse atendimento diferenciado, dificilmente o cliente procurará outro escritório por motivo de preço, pois ele constatará que o atendimento que o seu escritório oferece é de qualidade. Além do investimento nessas ferramentas que facilitam a troca de informações, é possível manter um relacionamento através de informações, orientações e dicas nas redes sociais e blogs com conteúdos atraentes e significativos. No próprio site do escritório e em redes sociais, escreva artigos apresentando as principais vantagens que os seus serviços têm a oferecer e a forma que o cliente pode usar desse benefício a curto, médio e longo prazo.
§ Apresente o valor do seu trabalho
Dê valor ao serviço prestado pelo seu escritório. Realce, sempre que possível, a qualidade do trabalho que você tem a oferecer. Explique aos clientes como o seu escritório e a sua equipe podem resolver os problemas deles e contribuir para o crescimento do empreendimento.
Portanto, deixe o cliente ciente que você tem uma proposta diferenciada ao invés de obter clientes apenas com preços baixos.
§ Cumprimento dos prazos
Para atender as demandas dentro do prazo, o escritório contábil deve ter disciplina e muita organização. Esse comportamento consolida o relacionamento com o cliente e demonstra o comprometimento com o trabalho. É fundamental deixar definido que os resultados também dependem das ações do cliente. Por isso, explique a importância do envio de toda documentação com antecedência e outras informações relacionadas à contabilidade.
Quando alguma documentação do cliente estiver faltando ou pendente, não deixe de lembrá-lo. Caso seja necessário, elabore um calendário de prazos e indique softwares de gestão para facilitar as tarefas essenciais. Assim, você garantirá o cumprimento dos prazos e evitará multas e problemas com os órgãos responsáveis.
§ Os serviços diversificados
Se por acaso ainda tiver incertezas sobre a fidelização de clientes, além de todas as atividades essenciais realizadas no escritório, ofereça serviços de consultoria, análise de relatórios financeiros, planejamento estratégico, redução de impostos, entre outros possíveis e de competência de um escritório contábil.
É sempre bom lembrar: os clientes fidelizados correspondem em até 65% de todo o faturamento do seu escritório contábil e sendo assim, parcialmente responsáveis pelo seu sucesso, eles são dignos de receber um tratamento diferenciado.
Via: contadoragora