O que são Riscos Tributários? Saiba como evitar

A fiscalização é uma das principais tarefas dos empresários. A cada ano, o Receita Federal e os Fiscos estadual se torna mais moderno e eficiente na coleta de informações dos contribuintes, o que acaba gerando um número cada vez maior de cálculos de impostos na contabilidade.

Para reduzir riscos tributários é importante estar ciente das obrigações tributárias, sejam elas a principal ou acessórias, bem como dos procedimentos mais adequados para garantir a segurança do seu negócio.

Entre os principais riscos tributários destacam-se: falta de organização com relação aos prazos de pagamentos de tributos, a dificuldade de compreensão com relação à obrigatoriedade no cumprimento de obrigações tributárias acessórias e entrega de declarações e arquivos digitais aos Fiscos, a gestão ineficiente de documentos, a imputação de multas por descumprimento das obrigações tributárias, entre outros.

Com base nesses riscos elaboramos algumas dicas que vão ajudar a manter a fiscalização longe do seu negócio, reduzindo possíveis riscos tributários.

Confira!

Conheça e acompanhe a legislação tributária

O volume de normas tributárias vigentes no país é muito alto, o que impede que o empresário tenha controle total sobre todas as normativas relacionadas ao Fisco.

Entretanto, isso não impede que o empresário tenha um conhecimento básico a respeito de suas obrigações legais. É responsabilidade do empresário conhecer as obrigações atinentes ao seu empreendimento.

Invista no treinamento dos profissionais da área fiscal e contábil

Treinamento e qualificação de profissionais é imprescindível para a produtividade e funcionamento adequado do negócio.

Se você tem um profissional responsável exclusivamente pelas áreas fiscal e contábil, invista em especializações, inovações do CTN, Resoluções e Portarias do Ministério da Fazenda, tudo para evitar que tributos deixem de ser pagos ou que pagamentos indevidos sejam feitos.

Preste atenção ao enquadramento na CNAE

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é utilizada a nível nacional, e aplicada a todas as empresas que atuam na produção de bens e serviços.

É com esse enquadramento na CNAE que a empresa verifica se ela pode ou não optar pelo Simples Nacional.

O enquadramento tributário adequado permite que a empresa recolha os tributos cabíveis e reduza possíveis gastos desnecessários com tributação.

Preste atenção em seu enquadramento e verifique se ele está de acordo com a atividade econômica exercida.

Utilize um sistema de gestão para reduzir riscos tributários

Toda empresa preocupada com a gestão adequada do seu negócio deve utilizar um sistema de gestão eficiente.

Softwares fiscais ajudam no controle de lançamentos, enviam lembretes de obrigações que devem ser cumpridas, auxiliam na apuração de tributos, integram-se com o SPED Contábil e Fiscal, entre tantas outras funções.

É uma ferramenta indispensável para quem busca reduzir riscos tributários.

Com um sistema de gestão tributária eficiente, conhecimento técnico, enquadramento adequado no CNAE e uma boa assessoria contábil e fiscal, é possível reduzir riscos tributários e garantir que sua empresa não vai cair em malha fiscal e ter futuros problemas com o fisco.

Via: ConJur e Eficiência Fiscal

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *