Quem nunca ouviu falar que “o contador é o principal funcionário de uma empresa”? Isso mesmo, o contador é um grande aliado para que a empresa prospere em todas as áreas.
Você contador: Como você tem cuidado da gestão contábil do seu próprio escritório? Neste artigo, vamos apresentar uma reflexão a respeito.
Você é um bom gestor?
Vamos começar com uma provocação: você se considera um bom gestor? Então, responda às seguintes perguntas:
- Você analisa periodicamente o balanço da sua empresa e faz análise dos indicadores financeiros?
- Tem um bom controle financeiro do seu negócio e sabe exatamente quanto lucra mensalmente?
- Consegue identificar quais são os principais problemas da sua empresa e tem um plano de ação para resolvê-los?
- Seus funcionários têm um bom desempenho e você aproveita ao máximo o potencial de cada um?
Se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas, certamente precisa dar mais atenção à gestão contábil da sua própria empresa.
9 desafios e soluções da gestão contábil
Para ajudar você nessa missão, confira quais são os principais desafios do contador enquanto empresário e também as soluções possíveis para cada um:
1. Falta de conhecimento em gestão contábil
Vamos começar falando sobre um dos principais problemas que os donos de escritório encontram: falta de conhecimento para gerenciar o seu negócio.
O contador possui uma boa bagagem no que diz respeito à análise, especialmente para mensurar os resultados das empresas com base nos relatórios gerenciais, mas a gestão vai muito além disso.
Para efetivamente gerenciar o seu escritório contábil, é necessário ter conhecimento em diversas áreas da empresa, além de conseguir liderar a sua equipe.
Como solução ao desafio, o empreendedor contábil deve buscar conhecimento em assuntos ligados à gestão empresarial, empreendedorismo e, especialmente, colocar em prática o que foi aprendido.
Veja a seguir algumas formas de aprimorar seus conhecimentos em gestão contábil:
- Faça cursos de gestão empresarial;
- Participe de grupos de mentoria;
- Leia livros sobre gestão empresarial;
- Consuma conteúdos gratuitos, como os que oferecemos no nosso blog;
- Busque ajuda do Sebrae;
- Procure conteúdos de sites especializados em empreendedorismo, como o da Endeavor.
2. Controle financeiro
Com certeza você orienta seus clientes sobre a importância do controle financeiro empresarial, não é mesmo? Mas a grande questão é: você também realiza uma boa gestão dos recursos no seu escritório contábil?
Para que seu negócio seja rentável, é necessário analisar e ter controle de todas as despesas e receitas empresariais. Somente dessa forma será possível saber se seu preço está condizente com a realidade da sua empresa. Sim, você provavelmente sabe muito bem disso. Mas como aplicar?
A solução, nesse caso, é abandonar as planilhas eletrônicas e usar um bom sistema de gestão. Dessa forma, todos os dados de movimentação de dinheiro serão informados dentro do sistema, sendo integrados automaticamente com o módulo financeiro.
Dê preferência aos sistemas que possuem fluxo de caixa integrado, pois assim será possível ter informações automatizadas, facilitando ainda mais o seu controle financeiro.
Se necessário, contrate também um funcionário específico para cuidar das contas empresariais. É um investimento para que você possa utilizar seu tempo cuidando da gestão contábil e, dessa forma, reduzir seus trabalhos operacionais.
3. Definição do preço da prestação de serviço
Definir o preço do seu serviço mensal de contabilidade pode ser algo complicado para muitos profissionais. Afinal, quanto vale a sua hora?
Para solucionar esse problema e definir o valor da sua prestação de serviço, além de pensar no valor da sua hora, é essencial saber quais são todos os gastos fixos e variáveis da sua empresa.
Primeiro, você deve ter todas as contas pagas, para só então receber uma parcela do lucro do seu escritório. Então, para definir o preço dos honorários de uma forma que seja competitivo e que gere lucro para a sua empresa, primeiramente, analise as seguintes informações:
- Quanto tempo o cliente demandará mensalmente da sua empresa;
- Qual é o custo do funcionário que trabalhará para esse cliente, considerando salário, férias, 13º, encargos e, até mesmo, quantas horas extras ele precisará fazer para cumprir o escopo de trabalho;
- Analise o total de custos que o cliente demandará, como motoboy, papel e impressoras, por exemplo;
- Verifique também quanto você gasta mensalmente para manter sua empresa operando, como aluguel, energia elétrica, internet e sistemas;
- Por fim, defina a margem de lucro esperada.
4. Definição de metas e ações
Muitos empresários contábeis não possuem metas claras para o seu negócio. Alguns apenas têm o objetivo de conseguir mais clientes, aumentar seu faturamento ou melhorar a imagem da empresa. O problema é que não definem uma estratégia para que isso ocorra. Dessa forma, prejudicam a gestão contábil.
A solução é utilizar ferramentas que ajudem no planejamento e na concretização dessa meta. Esse é o caso da 5W2H, por exemplo. Ela ajuda a estabelecer uma sequência de ações planejadas para a realização da meta. Para tanto, responda às seguintes perguntas:
- O que? – a meta a ser cumprida;
- Por que? – as razões para atingir a meta;
- Onde? – o local em que as ações serão realizadas;
- Quando? – os prazos de cada ação;
- Quem? – as pessoas que serão envolvidas no projeto e qual deve ser a atividade de cada membro da equipe;
- Como? – as ações que serão realizadas para atingir a meta;
- Quanto? – monetariamente, quanto será gasto na realização do projeto.
5. Destacar seu escritório contábil
Em meio a tantos escritórios, muitos empreendedores contábeis têm dificuldade em encontrar um diferencial para o seu negócio. Além disso, é essencial sempre buscar inovação nos processos.
A tecnologia é um fator essencial para posicionar o seu negócio um nível acima dos demais. Enquanto muitos contadores ainda não utilizam tudo o que ela oferece, você pode começar a se destacar agora mesmo, oferecendo o serviço de contabilidade digital.
Além disso, você também pode criar os seus diferenciais, como:
- Canais de atendimento para facilitar a comunicação com o cliente;
- Uma consultoria financeira gratuita ao fechar o contrato de prestação de serviços;
- Envio mensal de relatórios adicionais;
- Reuniões anuais com seus principais clientes para ajudá-los a traçar metas para a sua empresa.
Enfim, verifique quais são as suas principais habilidades e, especialmente, quais são os principais problemas dos seus clientes. Assim, você poderá oferecer verdadeiras soluções como diferenciais.
6. Melhorar o atendimento ao cliente
Não podemos falar sobre gestão contábil e não mencionar o atendimento ao cliente, afinal, ele é a alma do negócio.
É essencial pensar a respeito. Além de conquistar um cliente, é necessário mantê-lo. Havendo mal atendimento e demora no retorno de suas dúvidas, ele pode ficar insatisfeito e buscar a concorrência.
ara que isso não ocorra, o ideal é ter uma pessoa responsável pela política de pós-venda. Além disso, é válido utilizar um sistema de CRM. A tecnologia, mais uma vez, ajuda a monitorar todos os contatos e facilita a comunicação.
Caso você tenha um site, é possível adicionar um chat online para facilitar a comunicação com os usuários. Com um atendimento mais ágil, você terá mais chances de convencer esse visitante a se tornar um cliente.
7. Definição dos processos da sua empresa
Caso um colaborador seja desligado do seu escritório contábil, quem o substituir saberá exatamente o que deve ser feito e as etapas do trabalho? Reflita a respeito.
É bastante provável que seja necessário realizar um treinamento para o novo membro da equipe. Porém, ao definir os processos da empresa, você ganhará clareza nas atividades e mais produtividade, além de atuar na gestão de erros.
Vamos dar um exemplo para que você entenda como solucionar esse desafio. Pense: qual é o processo para a emissão do balancete de verificação do seu cliente? Você pode criar um documento detalhado que defina o passo a passo do recebimento ao envio do balancete mensal do cliente.
Uma sugestão:
- Recebimento da documentação mensal;
- Lançamento no sistema;
- Conciliação;
- Ajustes e demais solicitações ao cliente;
- Análise dos dados;
- Assinatura do balancete;
- Envio ao cliente ou arquivamento.
Dentro desses passos, você pode detalhar quem é o responsável por cada etapa, quais módulos do sistema são utilizados, quais procedimentos devem ser adotados em casos de erro e diversas outras particularidades.
8. Melhora da comunicação
Você tem problemas dentro da empresa devido à falta de comunicação entre os funcionários ou até mesmo pela falta de clareza?
Como exemplo, vamos destacar a entrega da declaração de Imposto de Renda. Vamos supor que você decide fazer uma ação de marketing para aumentar a quantidade de clientes, mas não alinha com seus colaboradores a possibilidade de fazer horas extras. Nesse caso, se tiver um grande fluxo de pedidos, não conseguirá entregar as declarações no prazo.
Ou ainda, vamos imaginar que você sempre precisa revisar e solicitar as mesmas alterações nos balancetes dos clientes. O problema é que não explica ao colaborador quais são as falhas para evitar o retrabalho.
Também podem ocorrer falhas na comunicação até mesmo com regras da empresa. Um exemplo: a criação de um procedimento para receber os atestados sem que sejam comunicados todos os colaboradores.
A solução para esse problema passa por utilizar ferramentas de comunicação interna, que podem ser:
- Intranet: uma rede interna na qual todos os funcionários podem ter acesso e ficar por dentro das atualizações da empresa;
- Quadro de avisos: pode ser colocado na entrada da empresa ou próximo ao relógio ponto, garantindo que todos os funcionários visualizem;
- Envio de e-mails periódicos: newsletters, por exemplo;
- Feedback: prática que deve ser constante com os colaboradores;
- Manual do colaborador: criado para que todos fiquem cientes das regras da empresa, especialmente os novos colaboradores;
- Reuniões periódicas: para alinhar informações entre departamentos.
9. Automatização de processos
Muitos contadores têm facilidade em trabalhar com planilhas eletrônicas. O problema é que, por esse motivo, não possuem processos automatizados, pois as informações da empresa estão em arquivos diferentes.
A solução para esse problema é muito simples: utilize um sistema de gestão para o seu escritório, não apenas para os seus clientes. Esse tipo de software ajuda muito. Ao recorrer a um ERP, o empresário ganha em produtividade e reduz a probabilidade de ocorrerem erros.
Veja, por exemplo, a facilidade para realizar uma cobrança. Para tanto, você deverá apenas informar no sistema o nome do cliente e o valor. Assim, todas as seguintes tarefas serão realizadas de forma automática:
- O boleto será gerado automaticamente;
- A nota fiscal será emitida automaticamente;
- Os lançamentos contábeis ocorrem no mesmo momento da emissão da nota fiscal;
- É gerado um contas a receber no módulo financeiro, facilitando seu controle;
- O fluxo de caixa é atualizado automaticamente;
- Quando o cliente realizar o pagamento, a baixa será realizada automaticamente no módulo financeiro por meio da importação dos dados bancários. Assim, os lançamentos contábeis ocorrerão no mesmo momento.
Em apenas um processo, você conseguiu perceber como a automatização pode ajudar a otimizar o tempo e reduzir a chance de erros?
Torne a gestão contábil mais eficaz
Além de ajudar os clientes a gerenciarem suas empresas, é muito importante dar atenção à gestão contábil. O sucesso do seu negócio depende primeiramente do seu comprometimento. Por isso, a recomendação é que busque ainda mais conhecimento sobre o tema que vimos neste artigo.
Além disso, é essencial definir metas e fazer um plano de ação com prazos e tarefas para atingi-las. Caso seu escritório ainda não tenha um controle financeiro rigoroso, fique atento. Sem dúvidas, essa deve ser uma das primeiras metas: organizar as finanças da empresa contábil.
Você também conferiu ao longo da leitura que é importante definir o preço dos seus honorários, identificar os diferenciais da sua empresa, melhorar o atendimento ao cliente, estabelecer organização nos processos e automatizá-los.
Para encerrar, vale registrar uma última, mas não menos importante, dica: todo conhecimento é válido, mas você só conseguirá obter resultados se colocar em prática o que aprender ao longo da sua jornada. Então, use toda a sua sabedoria para conduzir sua empresa contábil no rumo certo.
Via: contadores